A ciclovia “O Caminho da luz” em Auckland (Nova Zelândia)
Te Ara I Whiti
A ciclovia “O Caminho da luz” em Auckland (Nova Zelândia) ganha o Festival Mundial de Arquitetura em Berlin.
A nova ciclovia elevada de Auckland com barreiras de acrílico ganhou a categoria de construção de transporte concluída no Festival Mundial de Arquitetura em Berlim.
A ponte de 700 metros de comprimento, denominada Te Ara I Whiti em Maori ou “The Lightpath”, foi a escolha dos 10 projetos selecionados por arquitetos de renome internacional, julgados por um critério de qualidade de design, inovação, imaginação e contribuição geral para a arquitetura.
“Cor & Luz” a chave para o sucesso…
A ponte que liga Upper Queen Street e Quay Street tem uma característica destacada que provavelmente conquistou os juízes – iluminação. Existem 290 luzes LED verticais montadas em colunas de aço que se encaixam entre os 612 painéis acrílicos, que mudam de cor e seguem as pessoas ao avançarem pela ponte. “Eles serão seguidos pela luz, que simboliza a ponte como uma criatura adormecida que é despertada pelas pessoas que a atravessam e querem brincar”, diz o diretor criativo do projeto David Hayes.
As luzes possuem 4,2 bilhões de combinações de cores e desligam quando ninguém está no caminho, reduzindo o consumo de eletricidade. Sem dúvida, a barreira cristalina feita de acrílico transparente, se encaixa perfeitamente à ponte, permitindo que o show de luz seja visto de fora pelo resto da cidade de Auckland.