(41) 3081-0370 | (41) 3282- 3542 vendas@acrilsul.com

Guia de fachadas de clínicas médicas, odontológicas e da área de saúde

A comunicação visual esta presente em todos os tipos de negócios e apesar do leque de serviços oferecidos não variar de acordo com as fachadas as formas e objetivos das aplicações são específicos de cada negócio e visam atender e comunicar a públicos específicos.

Não é diferente para hospitais, clínicas médicas, odontológicas e da área de saúde, afinal, é de vital importância para esses negócios transmitir através de sua fachada e sinalização interna a clareza de informações e os conceitos de segurança e confiança inerentes da área de saúde.

Simplicidade e objetividade, sempre

Tanto para a fachada quanto para a sinalização interna essa é uma sugestão que deve ser encarada como uma regra de ouro nesse setor. No dia a dia observamos que a maioria das clínicas faz valer a máxima da simplicidade em suas marcas e na aplicação da mesma na fachada.

Escolher cores que condizem com a área de atuação é fundamental já que elas produzem efeitos diferenciados nas pessoas (calma, repouso, apaziguar, refrescar). Quando pensamos nos pacientes, acompanhantes e nos profissionais que atuam nas clínicas devemos considerar que as cores tem um papel muito mais importante quando se trata da área de saúde, a escolha certa pode aumentar o bem estar e o conforto no ambiente proporcionando sempre o melhor ao paciente.

Fachada, a primeira impressão.

Escolher adequadamente os materiais e os recursos de comunicação visual que serão utilizados na fachada é essencial, as clínicas devem manter sempre um visual limpo e direto, abrindo mão de fatores “publicitários” que não são inerentes da área de saúde e priorizando a fácil e rápida localização.

As letras caixa retroiluminadas são excelentes opções por terem um visual limpo e sofisticado ao mesmo tempo. Do mesmo modo, o ACM pode ser utilizado para gerar ainda mais impacto sem abrir mão do profissionalismo.

Sinalização interna da clínica, o detalhe que importa.

Se a sinalização já é um elemento importante por natureza para as clínicas e hospitais ela pode ter um papel ainda mais relevante. A condição e o tipo de atendimento prestado definem quais são os recursos que devem ser empregados: Por exemplo, uma clínica oftalmológica deve levar em consideração que a sinalização interna deve estar pronta para atender pacientes com dificuldades ou impedimento de visão.

Clareza de informações, identidade visual e harmonia entre a sinalização e o ambiente são itens que fazem a diferença.

Humanização de ambientes através da comunicação visual.

Clínicas e hospitais devem levar em consideração a humanização dos ambientes. Esse conceito visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos trabalhadores da área de saúde usando as cores e os elementos que compõe o ambiente para criar uma experiência o mais agradável possível.

Os adesivos podem ser aliados em ambientes que demandam a humanização, por exemplo, uma clínica pediátrica pode adesivar algumas áreas envidraçadas para criar um ambiente de conforto para os pequenos. Ou ainda, uma clínica odontológica pode estampar um belo sorriso em suas divisórias.

Totens podem ser utilizados como elemento de sinalização e humanização ao mesmo tempo, criando efeitos interessantes e diferenciais para os pacientes.

Cuide da sua comunicação visual assim como cuida dos seus pacientes.

Fonte: http://acriart.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *