(41) 3081-0370 | (41) 3282- 3542 vendas@acrilsul.com

5 dicas infalíveis para melhorar sua Comunicação Visual

Separamos 5 dicas que vão te ajudar a entender o que é e como fazer uso dessa ferramenta tão poderosa, vamos passar por algumas dicas e também sobre conceitos consagrados pelo mercado. Vamos lá?

1- A simplicidade é o último grau de sofisticação

Na verdade, foi Leonardo da Vinci quem disse isso há muitos, muitos anos atrás e, embora antiga, essa citação parece ser um axioma que dificilmente pode ser negado quando o assunto é Comunicação Visual. Muitas vezes o investimento que acarreta na confecção de uma placa, na impressão de um banner ou em qualquer outro serviço na área faz com que o nosso ímpeto de querer colocar o máximo de informações em uma peça que nem sempre está pronta para recebê-las. Ou naquela vontade de fazer algo chamar a atenção por utilizar o maior número de cores possíveis.

Muitas vezes esse tipo de abordagem acaba comprometendo conceitos básicos que são muito mais importantes que o número de informações ou de cores utilizada. Se você realmente quer chamar a atenção para uma peça de comunicação visual sempre invista na simplicidade. E, para que fique claro, simplicidade nada tem a ver com o conceito de simplório. Por exemplo, para mídia externa em geral o tamanho de uma mídia é determinante para o seu sucesso, alinhado com o conceito de “maior é melhor” mas uma aplicação errada pode gerar um retorno negativo inesperado.

Mas comunicação visual é muito mais que mídia externa, não é mesmo? Então que tal este outro exemplo, um tanto inusitado é verdade, mas que vai ter dar uma real noção de como um problema pode ser resolvido de um modo extremamente simples.

Imagine o seguinte, você é dono de um bar, de uma boate ou de uma casa de shows e tem sérios problemas quando o assunto é a limpeza do banheiro masculino pois, bem, todos nós sabemos que a “mira” do homens já tende a ser ruim quando o objetivo é acertar o vaso sanitário em casa, o que dizer de um mictório sob o efeito de algumas cervejas e drinks?

Agora vem a parte interessante, um americano chamado Doug Kempel teve uma ideia tão simples quanto genial: E se colocássemos adesivos com a imagem de uma pequena mosca em cada mictório, será que os homens iriam mirar nessas moscas? Talvez Doug não soubesse mas a psicologia comprova que os homens tem um instinto natural para querer acertar qualquer coisa e foi assim que nasceu a FlyUrinal.

Para se ter uma ideia do resultado obtido, os locais onde os pequenos adesivos são instalados registram uma redução de até 80% nas “escapadas”

Claro, você não precisa reinventar a roda todas as vezes que planeja fazer algum serviço em Comunicação Visual, mas pode aplicar o conceito de simplicidade em suas ações e isso, cedo ou tarde, traz um retorno maior que os conceitos e execuções mais complexos.

2- Você pode fazer!

Muitas pessoas tem conceitos, ou melhor, pre conceitos bastante claros quando se trata do investimento em comunicação (seja ela visual ou não). Nós acreditamos em algo diferente: Os benefícios são para todos, e todos precisam investir em comunicação visual em algum momento do ciclo de seus negócios.

Henry Ford disse certa vez: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.”, ok, talvez isso seja um pouco exagerado mas se nós pudêssemos dar um conselho ao Sr. Ford ele seria: Coloque sempre a comunicação no seu plano de negócios. E tão naturalmente quanto um plano de negócios se faz para todas as empresas, também se faz o investimento em comunicação, independente do tamanho daquela empresa, é uma questão inerente aos negócios.

3- Para cada peça um propósito e um tempo certo

Redecorar sua loja, imprimir um panfleto ou anunciar em um painel? Saber definir o que você vai fazer para aumentar o retorno da sua Comunicação Visual implica em levantar objetivos e saber qual peça funcionará melhor para cada um deles.

Para levantar corretamente esses objetivos é essencial saber o que seus clientes pensam, qual a sua tendência de compra, se há ou não alguma época (sazonalidade) na qual vale a pena investir mais, se a mídia deve ser localizada ou não. Querer colocar todas as suas ofertas em um painel ou adesivo pode gerar muita confusão (volte para a dica número 1). Redecorar completamente a fachada da sua loja e não levar em consideração a necessidade de informar isso ao seus clientes também pode gerar uma má alocação de recursos que podem (e devem) ser utilizados de maneira racional.

4- Defina seu público-alvo

De acordo com o Sebrae: Se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços? Entender as características daqueles que irão buscar o que a empresa oferece será fundamental para alinhar o desenvolvimento de produtos com a expectativa e a satisfação dos clientes e consumidores.

Uma dica muito importante neste processo implica em entender com o máximo de detalhes para quais nichos a empresa pretende vender. Busque você, empresário, considerando dados relevantes, a qual perfil de público seu produto pode ter uma melhor aceitação.

Entender o seu público-alvo é determinante para responder a questões que foram levantadas na nossa dica anterior e além disso também direciona corretamente a criação das peças em todos os âmbitos (textos, imagens, cores, mídias de suporte, etc)

5- Execute com profissionais

Ok, você definiu toda a sua estratégia de comunicação visual, aprendeu como definir as mídias, que a simplicidade pode e deve ser um fator a ser levado em consideração, que é possível direcionar investimentos em qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena mas aí vem a questão da execução. De que adianta dar-se ao trabalho de planejar uma peça de comunicação visual com tanto esmero se no fim das contas você vai solicitar a execução a uma empresa que não está capacitada para isso? Quer dizer, isso se for, de fato uma empresa.

Temos uma pequena lista de perguntas que vão te fazer entender aonde queremos chegar:

  • Por quanto tempo sua marca vai durar naquela camiseta promocional? Uma lavada, duas lavadas e….
  • Os brindes que você distribuiu no fim de ano, vão durar até o próximo ano?
  • As cores do seu logotipo vão aparecer distorcidas?
  • Há alguém capacitado para auxiliá-lo na instalação?
  • Os materiais corretos estão sendo utilizados?
  • A empresa de Comunicação Visual sabe o que fazer com os rejeitos da produção?
  • O adesivo está bem cortado? Vai aderir sem problemas?
  • A placa da sua nova faixada vai ficar realmente bonita ou isso você só vai saber depois de pronta?

Enfim, o fato é que um profissional pode fazer toda a diferença na execução da Comunicação Visual. Pensar no processo como um todo garante que você tenha os resultados que planejou, não aqueles que foram capazes de te oferecer e, no fim das contas, isso faz toda a diferença.

Fonte: http://acriart.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *