(41) 3081-0370 | (41) 3282- 3542 vendas@acrilsul.com

Dicas sobre Acrílico – Técnicas de Colagem por Capilaridade

A colagem por capilaridade é o método mais comum para união de chapas acrílicas, obtendo uniões resistentes e transparentes. Trata-se de um método fácil de ser utilizado, pois a cola fluida rápida, escorre entre os espaços pela ação da capilaridade.

Antes de começar o processo, confirme se as partes a serem coladas se encaixam adequadamente e então utilize fitas adesivas ou gabaritos para fixá-las no local que devem se unir.

Quando se cola chapas acrílicas por capilaridade, mantenha o local da união em um plano horizontal. Para peças muito grandes, o escoamento da cola fluida pode ser melhorado com a a ampliação do espaçamento entre as duas borda, utilizando-se calços (fios ou arames finos – não use fio de cobre). Use fios de 0,15 mm para chapas de até 6,0 mm de espessura ou de 0,3 mm para chapas mais grossas. Insira arames finos ou fios de náilon a cada 600 mm para colagem de bordas extensas.

Deixe a cola penetrar entre as bordas por 45 a 60 segundos, para chapas com espessuras menores que 6,0 mm antes de remover os calços. As chapas com espessuras mais grossas exigem menos tempo. Aplique uma pequena pressão, entre 50 a 100 g durante três minutos até a união se fixar. Caso a cola não tenha escorrido completamente entre os espaços, incline levemente a peça para a posição vertical em torno de 1° em direção ao lado externo.

Este procedimento ajuda a cola a escoar livremente para os espaços vazios da união, retornando-se posteriormente a peça de volta a posição horizontal.

Embora a colagem ocorra em segundos, deve-se aguardar cerca de três horas antes de dar prosseguimento aos demais processos. A alta resistência da colagem é alcançada no período de 24 a 48 horas, entretanto, a força de união da colagem continuará se desenvolvendo ainda por algumas semanas.

Fonte: Sinteglas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *