(41) 3081-0370 | (41) 3282- 3542 vendas@acrilsul.com

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE O ESPELHO COMUM E O ACRÍLICO ESPELHADO

Acabou o tempo em que os espelhos eram utilizados somente para refletir a imagem das pessoas. Hoje, eles vão muito além disso: são peças quase que obrigatórias quando o assunto é decoração. Além do modelo tradicional, existem atualmente as opções de acrílico espelhado, que podem ser produzidos em vários tamanhos e formatos, deixando o ambiente mais alegre e moderno.

Elaboramos este artigo para que você possa entender quais são as diferenças que existem entre o espelho comum e o acrílico espelhado. Continue a leitura e confira!

O MATERIAL: DO QUE É FEITO CADA UM

O vidro que constitui o espelho comum é obtido a partir de um material inorgânico que passou do estado líquido para o sólido. A sua fragilidade decorre do fato de não passar por nenhum processo de cristalização; por isso ele quebra tão facilmente. Este tipo de espelho pode ser feito de vidro comum ou temperado.

O acrílico, por sua vez, é um plástico transparente, denominado como polimetilmetacrilato (ou PMMA), e uma de suas características é ser mais resistente que o vidro.

Também é possível encontrar espelhos feitos de poliestireno, um plástico considerado menos nobre do que o acrílico, mas ele não é recomendado por costumar ser mais quebradiço e amarelar com o tempo. Por isso, frisamos que é importante perguntar do que o espelho é feito antes de efetivar a compra. Em todos os casos, é aplicada uma camada de nitrato de prata nos materiais, que é o que torna a superfície reflexiva.

A QUALIDADE DA IMAGEM REFLETIDA

A imagem no espelho tradicional é mais real. Isso se dá porque o vidro não é um material flexível — ele se quebra antes de se curvar, o que acaba sendo uma vantagem na hora da instalação, já que isso garante que ele sempre estará reto e com a imagem mais fiel à nossa realidade.

Já no espelho de acrílico, a qualidade da imagem não é menor a princípio, mas podem ocorrer imperfeições e ondulações decorrentes da superfície em que este será instalado. Por ser mais flexível, seu material permite leves curvaturas e isso também impactará no reflexo. O ideal é que ele não seja muito grande, pois quanto maior, mais distorcido ficará o reflexo.

O PESO DE AMBOS

Os modelos de acrílico são bem mais leves que os de vidro; a diferença chega a ser de 50% para uma peça com a mesma espessura e tamanho. Além disso, você pode encontrar peças bem mais finas do que as de vidro, diminuindo ainda mais o seu peso.

A vantagem disso aparece na hora da aplicação, que se torna mais fácil. Enquanto o vidro é difícil de levantar e requer que a parede seja furada, o acrílico deixa o processo muito mais simples e pode ser segurado apenas com um adesivo.

Por isso, os espelhos de acrílico são considerados exemplos perfeitos de decoração para quem mora de aluguel e não pode fazer grandes alterações ao ambiente, mas —ainda assim — quer decorar para dar toques da sua personalidade ao seu cantinho. Também é importante notar que o preço do frete acaba sendo menor devido à leveza do material. Não precisamos nem dizer que economia de dinheiro é sempre uma vantagem, não é?

A RESISTÊNCIA À QUEDA E AOS ARRANHÕES

O espelho de vidro pode se quebrar com qualquer impacto e isso aumenta as chances de ocorrer algum acidente, gerando riscos tanto para quem for acometido pelo imprevisto quanto para pessoas ou animais que estejam em contato com os cacos, que são extremamente cortantes. Além deste perigo, também causa prejuízo, pois o produto se perde completamente.

Já o acrílico é até dez vezes mais resistente e pode cair no chão sem grandes danos. Outra vantagem que oferece em relação ao frete é que ele dificilmente chega quebrado no destino e requer bem menos cuidado durante o trajeto. Os arranhões poderão ocorrer nos dois tipos, porém no acrílico espelhado é possível restaurar realizando o polimento. No de vidro não há como recuperar.

O ESPELHO COMO PARTE DA DECORAÇÃO

As duas opções são notórias pelo seu uso para ampliar ambientes pequenos, dando a impressão de serem mais espaçosos e claros. Além disso, como eles apenas refletem as cores do ambiente, são praticamente peças coringas na hora de compor a decoração e combinam com qualquer ambiente, dando um ar mais moderno ao local.

Os espelhos de acrílico, em especial, são bastante utilizados por terem o corte mais fácil e leve. São diversos os modelos, utilizados para enfeitar todos os cômodos da casa e, inclusive, as áreas externas. Isso significa que eles podem ser cortados em praticamente qualquer formato que você quiser, de acordo com o tema escolhido para a sua decoração.

Os espelhos comuns, devido ao seu difícil manuseio, não possuem tanta versatilidade. Eles podem ser cortados em formatos mais largos, pois tendem a quebrar nos cortes de detalhes.

A INSTALAÇÃO E A UTILIZAÇÃO

Neste aspecto, cada um tem seus pontos fortes e fracos. Como já foi mencionado, o modelo de acrílico pode ser fixado até com fitas adesivas. Isso faz com que o processo de instalação seja muito mais simples e limpo, mas sempre é importante frisar que a superfície tem que ser plana para diminuir ondulações na imagem refletida. No entanto, como a distorção é uma possibilidade bem grande, esse tipo de espelho é mais recomendado como peça de decoração.

Em qualquer situação em que o intuito é enxergar o reflexo da forma mais clara e real possível, é recomendado que se opte pela opção tradicional. Retrovisores de carro, por exemplo, devem ser feitos com o de vidro, assim como o espelho para auxiliar na aplicação de maquiagem. A instalação dele requer cuidados com a manipulação e deve respeitar algumas regras para evitar erros na hora de decorar a casa com a casa com espelhos, como distanciamento entre o espelho e a parede de ventilação.

O CUSTO DE CADA UM

O espelho de vidro tem o valor menor que o de acrílico devido ao seu processo de criação ser mais simplificado. Porém, se verificarmos o custo-benefício, o de acrílico oferece mais vantagens em função da sua durabilidade e flexibilidade.

Usar espelhos faz toda a diferença, seja da forma tradicional ou para dar vida às ideias na decoração. Como você pôde ver, o melhor tipo vai depender das suas necessidades, considerando o tamanho do espaço, o custo pretendido de investimento, entre outros aspectos. Avalie os pontos mencionados no texto e escolha o que mais se adéqua ao que você precisa.

Fonte: https://blog.elitize.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *